IICPE pede a inclusão de pessoas com deficiência em grupo para vacinação contra a Covid-19 em Olinda

IICPE pede a inclusão de pessoas com deficiência em grupo para vacinação contra a Covid-19 em Olinda

O Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco, através da diretora executiva Sara Queiroz, protocolou um ofício à Secretaria de Saúde de Olinda solicitando que as pessoas com deficiência no município sejam incluídas no grupo prioritário para o acesso a vacina contra a Covid-19, assim que o imunizante estiver disponível.

 

O pedido, entregue à Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Rosely Chaves, tem como base a Lei Brasileira de inclusão, em seu artigo 9º, que garante prioridade às pessoas com deficiência no atendimento à saúde com finalidade de proteção e socorro em todas as instituições e serviços de atendimento ao público.

 

O documento atenta para o expressivo número de moradores que possuem alguma deficiência no município. O recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 mostra que Olinda possui mais de 105 mil pessoas com deficiência, uma parcela considerável da população que geralmente apresenta alguma comorbidade, tornando-a suscetível à forma mais grave da doença.

 

 

Comentários