IICPE promove ação para crianças com autismo em Olinda

IICPE promove ação para crianças com autismo em Olinda

No mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco, em parceria com a Estação Turma da Mônica, promoveu, na última sexta-feira, 8, uma tarde de lazer para crianças com autismo, no Shopping Patteo Olinda.

 

O evento contou com a participação de várias crianças acompanhadas de seus responsáveis, que tiveram uma tarde bastante diferente, com contação de histórias, dinâmicas e uma pequena palestra voltada para os pais sobre o comportamento dos pequeninos.

 

O mês de abril é voltado para a conscientização e a difusão de informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

 

O TEA aparece na infância e tende a atravessar a adolescência chegando até a fase adulta. Em sua maioria, os casos se manifestam nos 5 primeiros anos de vida e as pessoas que são afetadas pelo transtorno podem sofrer com epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

 

Geziel Bezerra, presidente do IICPE, destaca que essa ação é de grande importância para proporcionar um dia diferente para as crianças com TEA, que passam despercebidas pela sociedade e pelo poder público. “Pernambuco tem cerca de 40 mil crianças de 0 a 14 anos com autismo. Só em Olinda são mais de 1.500, segundo levantamento do TCE divulgado neste mês e, por isso, precisamos de mais políticas públicas para este segmento”, acrescenta.

 

O Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco agradece à gestora da Estação Turma da Mônica, Joseane Silva, por proporcionar esta parceria e ceder o espaço para que este evento fosse realizado.

 

Comentários