Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE) completa 3 anos de dedicação à causa da pessoa com deficiência no estado

Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE) completa 3 anos de dedicação à causa da pessoa com deficiência no estado

Nesta sexta-feira (18), o Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE) completa 3 anos de fundação. Uma das instituições do Terceiro Setor mais atuantes do estado na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, o IICPE acumula importantes conquistas apesar de seus poucos anos de existência.

 

O Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco – IICPE - é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Casa Caiada, Olinda, e deu seus primeiros passos no momento mais desafiador das últimas décadas: a pandemia da Covid-19.

 

Idealizada por Geziel Bezerra da Silva, usuário de cadeira de rodas, que percebeu a carência de uma instituição no município voltada para a defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Diante disso, decidiu unir forças com alguns amigos para formar uma entidade com atuação municipal e estadual. Essa necessidade inspirou a criação do IICPE em 2019 e seu registro em 2020.

 

“O IICPE nasce de uma demanda do segmento da pessoa com deficiência em Olinda que necessitava de uma instituição que representasse todo o segmento. Quando finalmente a formalizamos , veio a pandemia e a incerteza que ela trouxe. Foram várias reuniões virtuais e levou algum tempo para que tivéssemos o nosso primeiro encontro presencial ainda em uma sede provisória. Apesar do grande desafio, o IICPE se manteve firme e contou com uma rede de solidariedade gigante para dar apoio a quem mais precisava”, explica Geziel Bezerra relembrando a campanha SOS Inclusão, que distribuiu cestas básicas para famílias de pessoas com deficiência no Grande Recife na fase mais aguda da pandemia.

 

No seu terceiro ano de fundação, o Instituto já possui sua sede própria, localizada no bairro de Jardim Atlântico, realiza atendimento para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promove a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

 

No campo de atuação do poder público, o IICPE faz parte da composição de diversos órgãos de controle social e participa ativamente da formação de políticas públicas voltadas para o segmento da pessoa com deficiência em diversas esferas.

 

No âmbito municipal, atua no Conselho da Pessoa com Deficiência de Olinda, no Conselho de Direitos Humanos e Defesa Social, e no Conselho Municipal de Assistência Social (CMASO); no âmbito estadual, possui representação no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coned-PE), no Conselho Estadual de Saúde (CES/PE) e no Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/PE); por fim, o IICPE tem participação no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade).

 

Para o coordenador jurídico do IICPE, Dr. André Carvalho, em três anos a instituição já mostrou sua relevância e seu papel na discussão e construção das políticas públicas e na defesa das pessoas com deficiência. “Dá muito orgulho ver o caminho que o IICPE já trilhou e vem trilhando em Pernambuco e com repercussões nacionais. É um trabalho desenvolvido com muito planejamento e perseverança não só no Controle Social e indução das políticas públicas, mas, também, no atendimento às pessoas com deficiência”, elogia.

 

Para os próximos anos, o presidente Geziel Bezerra espera que o IICPE esteja ainda mais atuante, buscando promover a melhoria da qualidade de vida e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência em todo o estado. “Tudo o que nós conquistamos até agora é a prova de que estamos no caminho certo. Vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, buscando sempre aprimorar os serviços prestados, além de seguir firme no nosso propósito de lutar em prol dos direitos das pessoas com deficiência em todo o estado”, assegura Geziel.

 

Comentários