Atendendo a uma solicitação do Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE), a Prefeitura de Olinda deu posse, na manhã desta sexta-feira, 18, aos eleitos no 1º Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência de Olinda, em solenidade realizada no auditório do Ministério Público da cidade, na Vila Popular.
Em fevereiro de 2021, a diretoria do IICPE se reuniu com o gestor na Biblioteca Pública Municipal para reapresentar as pautas do segmento das pessoas com deficiência, entre elas a criação do conselho, uma demanda antiga dessa parcela da população olindense.
“É um momento histórico para o município. Fico muito grato em encontrar apoio de uma gestão disposta a discutir a causa. É um orgulho ser conselheiro de uma iniciativa pioneira no município, na qual fui colaborador da lei de criação”, comemora o presidente licenciado do IICPE, Geziel Bezerra, um dos novos conselheiros do órgão.
Os conselheiros empossados para a composição do conselho terão mandato de dois anos, no biênio 2022/2024, e terão como atribuições propor e decidir sobre ações para os planos e programas do município referentes à promoção e à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e acompanhar o planejamento e execução das políticas públicas relativas ao segmento, entre outros.
CARTA COMPROMISSO
O encontro com o prefeito Professor Lupércio na Biblioteca Pública não foi o único realizado pelo instituto em seus dois anos de atuação. Durante a campanha eleitoral de 2020, o IICPE esteve com o chefe do executivo municipal para entregá-lo a carta-compromisso, documento baseado na Lei 13.146/2015, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão, com mais de 15 propostas em diversas áreas como saúde, educação, moradia, cultura e acessibilidade.
Comentários