
O presidente do Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE), Geziel Bezerra, tomou posse nesta quinta-feira, 31, no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade). A cerimônia de posse ocorreu no edifício Parque Cidade Corporate, na sede do conselho, em Brasília.
Geziel representará o segmento das pessoas com deficiência física, sociedade civil, através da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (Onedef). A nova formação do Conade é composta 16 organizações nacionais da sociedade civil e outras 16 representantes do poder público com direito a voz e voto que vão exercer o mandato entre 2022 e 2025.
Entre as atribuições do conselho estão a de acompanhar e avaliar e fiscalizar a execução de políticas públicas voltadas para o segmento das pessoas com deficiência, formular propostas, elaborar pesquisas que visem melhorar a qualidade de vida deste grupo entre outros.
O presidente do IICPE destaca que é de grande importância para o segmento das pessoas com deficiência em Pernambuco ter um representante deste movimento compondo o conselho nacional. “É a primeira vez que um olindense com deficiência ocupa esse espaço de representatividade nacional. É o momento em que vamos usar este mandato para sugerir à Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência que execute projetos e ações voltados para esta parcela significativa da população”, garante.
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) é um órgão superior de deliberação colegiada, criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, entre outras áreas dirigidas a esse segmento. O Conade faz parte da estrutura básica do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Comentários